Últimas

Zoonoses irá cadastrar animais de grande porte em Ji-Paraná


A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Ji-Paraná realizará a partir do dia 22 de abril o cadastramento de animais de grande porte da cidade, como cavalos, mulas, burros, dentre outros. Para isso contará com o apoio dos carroceiros que utilizam os animais para o trabalho.

O período para a realização do cadastro termina no dia 22 de maio. Os proprietários dos animais devem fazer o cadastro na Unidade que fica localizada na Rua Alvino Vieira, n° 400, bairro São Cristóvão, próximo a linha 94 e Br-364.

Será feito o cadastro do proprietário do animal, constando dados pessoais como documento com foto, endereço residencial e do local onde o animal ficará no momento do descanso e alimentação. Além disso, os profissionais da UVZ irão registrar fotos de identificação do animal, que deverá ser levado até a unidade. Uma avaliação clínica também será feita para saber se há maus tratos.

Segundo a diretora da UVZ, Eliana Pereira Dias Cruz, Ji-Paraná conta com uma lei municipal que proíbe a criação de animais de grande porte na área urbana. “Entretanto, há exceções em casos em que se caracteriza como trabalho para o sustento da família, com a realização de fretes. Mas não pode haver indícios de maus tratos ao animal. Por isso, este cadastro é tão importante. Será uma maneira de fiscalização. Caso esse animal seja capturado solto pela cidade ou com sinais de violência, o proprietário será identificado, receberá multa e não terá o animal devolvido”, explicou a diretora.

Os carroceiros terão um prazo de 30 dias para fazer esse cadastro junto ao UVZ. “É um tempo suficiente para que todos tenham a oportunidade de comparecer e fazer o registro do animal. O objetivo desta campanha é reforçar a responsabilidade dos proprietários em relação a esses animais. Muitos deixam os cavalos soltos, o que tem provocado transtornos na cidade”, finalizou Eliana Pereira.

 Assessoria