Últimas

Silvia Cristina atua na defesa dos cafeicultores de Rondônia



Ao ser notificada do problema que envolve a divergência dos preços mínimos para o café produzido em Rondônia, a deputada federal Silvia Cristina (PDT) determinou que sua assessoria adotaria medidas imediatas para apurar as causas da ocorrência e realizou na última segunda-feira (09), uma reunião com Superintendente e técnicos da Conab em Brasília, ocasião em que se concluiu que a causa da distorção envolvendo o preço mínimo fixado estaria no levantamento de custos de produção para a cultura cafeeira em Rondônia.

Cientes de que o levantamento de custos, coordenado pela Conab, teve a participação de diversos intervenientes no Estado, foram analisadas então as medidas que poderiam ser adotadas para encaminhar uma revisão do processo. A providência mais imediata seria promover uma reunião entre os técnicos envolvidos no processo, sobretudo Conab e Emater-RO, para que se tenha um posicionamento técnico que esclareça as dúvidas suscitadas na apuração do custo.

Para tanto, a deputada federal já solicitou ao Superintendente da Conab, a realização de uma reunião técnica em Rondônia, ocasião em que serão esclarecidos os fatos envolvendo o preço mínimo do café. A Conab considerou viável o encaminhamento e está verificando a data para a realização do evento. Silvia que continua acompanhando e atuando junto à Conab e aos demais envolvidos na busca do esclarecimento da situação, falou durante sessão da Câmara que o preço é injusto e que os agricultores de Rondônia merecem ser valorizados “Sabemos que o café de Rondônia é um café de qualidade e queremos o bom senso para valorizar o agricultor de Rondônia”, disse a deputada.


Assessoria