Últimas

Prefeitura de Ji-Paraná inicia Campanha Contra a Raiva neste sábado


A população de Ji-Paraná terá a oportunidade de imunizar cães e gatos contra a raiva animal a partir do próximo sábado (14). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizará a Campanha de Vacinação para animais com mais de quatro meses de idade, como orienta o Ministério da Saúde.

Os cães e gatos do Primeiro Distrito serão os primeiros a receber a imunização. 25 pontos de vacinação estarão espalhados por vários bairros neste sábado das 8:00 horas às 17:00 horas.

Os animais do Segundo Distrito receberão as doses no próximo dia 28 deste mês no mesmo horário. Estão previstos 38 pontos de vacinação.

Neste próximo sábado o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) contará com o apoio de 135 vacinadores voluntários como veterinários e estudantes da Universidade Paulista UNIP, da Escola Agrícola e do curso de zootecnia da Unir de Presidente Médici. Ao todo serão mais de 250 pessoas de apoio durante a campanha.

A população pode levar os animais para receber a imunização gratuitamente como forma de manter o município livre da doença.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliana Pereira Dias Cruz, explica que para que o município continue não registrando casos da doença, é necessário que a população colabore levando os animais para receber a imunização.

“A doença é contagiosa e pode ser transmitida ao homem por meio do vírus, presente na saliva e secreções de animais infectados. Estamos fazendo o esforço para que todos os donos de animais tenham a oportunidade de colaborar com o município”, disse a coordenadora.

Eliana esclarece ainda que a vacinação urbana nestes dois sábados, dias 14 e 28 de março, é referente a Campanha de Vacinação Contra a Raiva de 2019. “Rondônia não recebeu doses da vacina do Governo Federal para imunizar os animais da cidade. Conseguimos vacinar apenas os animais da área rural, onde tem mais chances de haver incidência da doença. Cães e gatos podem ser infectados pelo morcego hematófago, que se alimenta de sangue. Por isso priorizamos a área rural. Só agora que o Governo Federal enviou as doses para imunizar os animais da cidade”, explicou a coordenadora do CCZ.

Segue a lista dos pontos de vacinação que serão montados sábado no Primeiro Distrito:


1. Escola Tiradentes V (antigo Lauro Benno)

2. Escola 13 de Maio

3. Comunidade São Judas Tadeu

4. Escola Jovem Vilela

5. CMEI Maria Antônia

6. Comunidade São Cristóvão

7. Igreja Assembleia de Deus (Copas Verdes)

8. Sindicato dos Servidores Municipais

9. Escola Almir Zandonadi

10. Escola Professora Edilce de Freitas

11. Comunidade Santas Perpétua e Felicidade

12. Comunidade Profeta Isaías

13. Mercado e Conveniência (Colina Park)

14. Hospital Veterinário São Lucas

15. Escola São Pedro

16. Liberdade Assistida (ao lado da Unidade Básica de Saúde Dom Bosco)

17. Escola José Francisco

18. E.M.E.F Dinalmir Ferreira de Lisboa

19. Escola Carmem Rocha

20. Quadra dos Migrantes

21. Associação dos Pescadores

22. Gerivaldão

23. Escola Rio Urupá

24. Câmara Municipal

25. Igreja Missionária Unida (Novo Ji-Paraná)

Assessoria