Últimas

Ji-Paraná imunizou cerca de 8 mil idosos


Quase oito mil idosos já foram imunizados em Ji-Paraná contra a gripe.  Nesta segunda e terça-feira (30 e 31), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), montou em 16 escolas, os pontos de vacinação distribuídos na cidade. A ideia oferecer aos idosos e profissionais da saúde um espaço mais arejado, o que diminui o risco de contágio pelo Coronavírus.

Durante o primeiro dia de vacinação, o Prefeito Marcito Pinto e Presidente da Câmara, Affonso Cândido, acompanharam os trabalhos de imunização e ressaltaram que a medida adotada, apesar de terem ocorridos filas em alguns pontos, deu certo, já que o principal objetivo era evitar que os Idosos ficassem nos ambientes dos postos de saúde.

Já o diretor da Divisão de Imunização, Jhones Mezacasa Pinheiro, lembrou que locais onde houveram espera devido a grande procura, os profissionais organizaram as filas de modo que os idosos não ficassem próximos uns dos outros.

"Fizemos a vacinação com filas organizadas para preservar a saúde dos idosos. A procura foi tão grande que as doses estão praticamente acabando. Reforçamos a quantidade de vacinadores nos pontos com maior procura, o que tornou o trabalho mais rápido. Já nesta terça-feira a procurar foi menor e percebemos os locais mais tranquilos", salientou.

A partir de amanhã, quarta-feira (1°), os idosos e profissionais de saúde que ainda não receberam a dose contra a gripe, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde mais próximas de suas casas. "Não temos mais necessidade de montar pontos de vacinação em escolas, pois já vacinamos a maioria deste público alvo", lembrou o diretor.

O próximo público alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde são os professores das instituições públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e  pessoas com doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão e diabetes. A data estimada pelo Governo Federal é que vacinação aconteça entre os dias 27 de abril e 20 de maio.

O Município irá motivar essas pessoas com antecedência, pois podem haver alterações na distribuição das vacinas.

A terceira fase da campanha está prevista para o fim de maio. Vai contemplar crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Na Área Rural - As pessoas que fazem parte do público alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, como os idosos, crianças e gestantes que moram na área rural de Ji-Paraná serão imunizados no período final da Campanha contra a Gripe. As datas serão divulgadas com antecedência pela Secretaria Municipal de Saúde.



Assessoria