Últimas

Inicia em Ji-Paraná curso para qualificar profissionais em saúde e segurança no trabalho



Teve início segunda-feira (17), em Ji-Paraná/RO, uma Oficina de Formação no Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes (MAPA) que reúne trinta (30) participantes entre profissionais e técnicos que atuam na área de saúde e segurança no trabalho. A oficina tem como instrutores professores da Faculdade de Saúde Pública da USP – Universidade de São Paulo, junto à qual a Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade – ASAS contratou a qualificação, paga com recursos revertidos em uma Ação Civil Pública – ACP movida pelo Ministério Público do Trabalho – MPT, através da Procuradoria do Trabalho no Município de Ji-Paraná. O projeto e a destinação dos valores para a realização da Oficina foram homologados pelo Justiça do Trabalho na Comarca de Ji-Paraná.

Considerado uma ferramenta para analisar casos de acidente de trabalho e de adoecimento de trabalhadores, a Oficina é “uma excelente oportunidade para qualificar profissionais que atuam na área da saúde e segurança do trabalho de toda a região de Ji-Paraná”, diz a procuradora do Trabalho Marina Silva Tramonte. “É uma oportunidade, também, de termos pessoas qualificadas nessa ferramenta de vigilância saúde e segurança no trabalho como multiplicadores contribuindo para que a prevenção aconteça e diminua o número de acidentes de trabalho e adoecimentos tanto no nosso Município como em todo o Estado de Rondônia”, complementa a procuradora.

A Oficina de Formação no Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes (MAPA) tem suas aulas baseadas em problemas, casos e dificuldades trazidas ao grupo de estudo pelos seus participantes. Os conceitos estudados têm como base o estudo de casos concretos com reanálises e avaliações das intervenções realizadas pelos serviços de origem dos profissionais selecionados para o curso.

Para participar da Oficina os selecionados foram avaliados quanto a atividade praticada em seus órgãos de origem em consonância com os objetivos do curso; avaliados quando à capacidade técnica e operativa e análise de Curriculum. Também foi critério de seleção dos participantes a abrangência de sua atuação na região.

Foram contemplados com a seleção participantes dos Municípios de Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena, Ji-Paraná, Porto Velho (em Rondônia) e Rio Branco, Acre. Participam também analistas peritos em segurança e saúde no trabalho das unidades do MPT na 14ª Região, que abrange os Estados de Rondônia e Acre.

Assessoria