Últimas

XII Seminário de Educação SED, acontece de 23 a 25/10 em Ji-Paraná

Teremos, pela primeira vez, um SED Indígena, pois acontecerá entre os dias 23 a 25 de outubro de 2019, em plena etapa de estudos do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural que completa uma década de existência e re-existência produzida diariamente em busca de justiça social e de assegurar o direito à educação diferenciada, com a perspectiva de que é possível construir um mundo onde caiba todos e todas e na perspectiva freireana “outro mundo é possível”.

Nesta XII Edição do SED, no Ano Internacional das Línguas Indígenas, reafirmamos nossa luta e esforços coletivos pela democracia, humanização, justiça social e a crítica ao projeto colonial de destruição dos povos, principalmente das nações indígenas.

Reiteramos a importância dos enfrentamentos a todas as violências. As desigualdades sociais resultam sim da luta de classes, classes atravessadas por raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião e geração. Denunciamos as violações permanentes às Terras Indígenas no Brasil, principalmente em Rondônia, abraçamos os territórios Uru Eu Wau Wau e Karipuna, que desde o inicio do ano não encontra paz em sua casa, devido à ação diuturna de invasores, madeireiros e grileiros que se sentem autorizados para saquear e grilar o patrimônio indígena.

Repudiamos as violências provocadas pelo Estado brasileiro e seus agentes, mas também as violências que são reproduzidas em âmbito doméstico e familiar principalmente contra as mulheres e crianças.

A memória e a oralidade denunciam os danos irreparáveis provocados pelo saque dos territórios tradicionais para implantar a colonização em Rondônia que repercute em suas perversas atualizações, a colonialidade ... Com os Paiter Suruí em seus 50 anos de contato oficial – com o Estado brasileiro e a sociedade civil – cantamos: “Koi txangaré, koi txangaré, xiripába mãi txangaré, xameapab mãi txangaré...”.

LOCAIS:

O XII SED ocorrerá na cidade de Ji-Paraná (RO) nas dependências das seguintes instituições:

  • Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Campus Urupá – Ji-Paraná
  • Rua Rio Amazonas, nº 351, Bairro Jardim dos Migrantes


  • Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná
  • Rua Rio Amazonas, nº 151 – Bairro Jardim dos Migrantes


Observação: Os locais de cada atividade estão definidos na Programação.

Inscrição:
http://www.sed.unir.br/