Últimas

Prefeitura intensifica vacinação preventiva contra sarampo

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semusa), está incentivando os responsáveis pelas crianças de seis meses a 11 meses, a procurarem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que recebam a vacina contra o Sarampo.

A recomendação para realizar a vacinação preventiva é do Ministério da Saúde, por conta do surto da doença em alguns estados brasileiros, principalmente São Paulo.

O objetivo é que as crianças recebam a dose extra antes de completarem um ano de idade, quando obrigatoriamente devem receber a vacina tríplice viral, que previne contra caxumba, rubéola e sarampo também.

Para o diretor da Divisão de Imunização, Rafael Araújo, a ação é preventiva. “É uma intensificação da vacina para essas crianças. Temos que ressaltar que Ji-Paraná não tem nenhum caso da doença. A vacinação é a medida mais eficaz para proteger a população”, reforçou.

O diretor da Divisão de Imunização lembrou ainda que as pessoas com idades entre 12 meses a 49 anos vão receber as doses de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Não há necessidade de fazer a dose extra. “A dose de reforço será disponibilizada somente para as crianças de seis a 11 meses”, lembrou Rafael Araújo.

O sarampo é altamente contagioso. É transmitido por meio de secreções nasais quando a pessoa infectada espirra, tosse ou fala. O risco de contaminação é maior em lugares fechados. A pessoa infectada pode transmitir a doença para 15 a 20 pessoas em um mesmo ambiente.

Decom