Últimas

Semeia recolhe mais de três toneladas de lixo eletrônico

A programação da Semana do Meio Ambiente começou com grande participação da população em Ji-Paraná. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semeia), fez uma coleta no último domingo (2), de aparelhos eletrônicos inutilizados, pilhas e baterias na Praça dos Migrantes e teve um resultado positivo.

Segundo a secretária da Semeia, Kátia Casula, foram recolhidos mais de três toneladas de resíduos eletrônicos, além de remédios vencidos e material reciclável.
A ação na praça iniciou a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente em Ji-Paraná. As atividades contaram com o apoio do Instituto Federal de Rondônia, Universidade Federal de Rondônia, Centro Universitário São Lucas, Faculdade Unijipa, Coocamarji e Limp serv.

Nesta segunda-feira (3), teve Pit Stop sobre queimadas com a participação dos bonecos agentes ambientais, Fred e Flora. Foram distribuídas sacolas de câmbio para descarte de lixo aos motoristas.

Nesta terça-feira (4) tem Oficina Ecológica de Artes no Parque Ecológico a partir das 8 horas. Estão previstas atividades lúdicas com alunos de pré-escola, com a produção de quadros artísticos utilizando elementos naturais voltadas à educação ambiental.

Na quarta-feira (5), está marcada uma Mesa Redonda com o tema “Sustentabilidade”, no auditório do Instituto Federal de Rondônia, das 9 horas às 16 horas. Será lançado durante o evento o Projeto Reciclajipa/Coocamarji, em parceria com Unimed. Serão abordados assuntos relevantes para o município como Arborização, Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Descarte Correto de Medicamentos, Silvicultura Urbana, Recuperação de áreas degradas.
“Além disso, serão apresentados os projetos “Campanha de Lacres e Tampinhas, desenvolvida por acadêmicos da UNIR; “Colorir” da Unijipa; Ações da Cooperativa de Catadores de Ji-Paraná, e para finalizar será realizada uma mesa redonda sobre Ações Sustentáveis”, esclareceu a secretária municipal de meio ambiente, Kátia Casula.

A programação segue na quinta-feira (6), com uma Visita Guiada e gincanas voltadas à educação ambiental com alunos da Escola Edson Lopez e a participação dos bonecos agentes ambientais, Fred e Flora.

Na sexta-feira e sábado terá visita guiada com os alunos do Sesc, e dois tours com a comunidade no Parque Ecológico para a observação da fauna e flora local.

“No domingo teremos uma Pedalada Ecológica, que sairá na Praça dos Migrantes até o Parque Ecológico. A programação finaliza no domingo com o Caldeirão Cultural na Praça do Beira Rio, com apoio da Fundação Cultural. 

Terá música ao vivo, artesanato, recreação e praça de alimentação para a comunidade a partir das 15 horas. 

Decom