Últimas

Prefeitura de Ji-Paraná investe em treinamentos de servidores

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou uma capacitação em excelência no atendimento para os servidores da recepção e diretores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Atenção Especializada.

O treinamento, realizado em parceria com o Senac, foi ministrado pela professora de matemática, gestão e coaching, Diléia Scatamburlo e o facilitador em gestão, negócios e coaching, Albrich. Foram utilizados métodos motivacionais para que os profissionais da saúde tivessem a oportunidade de repensar a forma de atendimento que prestam aos pacientes.

A Saúde nas Unidades Básicas e Especializadas de Ji-Paraná tem passado por processos de melhorias nos últimos doze meses com a implantação da Planificação, um projeto nacional que visa reorganizar a Atenção Primária à Saúde nos municípios.

Segundo a diretora do Programa Estratégia Saúde da Família, Marlene Alencar, os treinamentos fazem parte de uma série de investimentos como a capacitação dos servidores e melhorias nas condições de trabalho.

“Investir na capacitação dos servidores é uma decisão muito acertada e demonstrar que podemos organizar o nosso trabalho para que tenha eficiência e resultado. Sabemos que a atenção primária é capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde de uma comunidade, através da prevenção”, explicou Marlene Alencar.

Além dos treinamentos, outro avanço na melhoria da atenção básica é a implantação do bloco de horas nas UBS. O atendimento nas unidades Dois de Abril, Dom Bosco e Nova Brasília são atendidos no dia e horário previamente marcados. O agendamento pode ser feito por telefone.

“Isso diminuiu o tempo de espera e o tumulto nas unidades. O objetivo é ampliar para todas as unidades. Tudo isso tem tornado nosso atendimento mais eficiente. A partir do momento que você organiza a rotina de trabalho, consegue planejar estratégias necessárias para que a condição de saúde dos pacientes melhore. A saúde preventiva é o caminho”, explicou a Tatiane Mendes, coordenadora de Programas Estratégicos da Semusa


Decom