Últimas

Ji-Paraná se destaca com realização de eventos esportivos estaduais

Mais de três mil pessoas visitaram Ji-Paraná durante a fase Regional dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) e os Jogos da Associação Atlética Banco do Brasil (Jesab). Os eventos esportivos impulsionaram a rede hoteleira e gastronômica jiparanaense.

A Prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Esportes e Turismo (Semetur), comemora os números obtidos pelo setor, estimulados principalmente pelos eventos esportivos, promovendo o turismo e o aquecimento econômico.

A Semetur vem mantendo uma regularidade de competições atraindo os olhares dos rondonienses para turismo, provocando a ocupação de grande parte da rede hoteleira.

Somente para o Joer Regional cerca de 800 alunos/atletas disputam as vagas para a fase final em 16 modalidades. Além dos alunos, o evento tem a participação de pais, professores e técnicos que acompanham as delegações. A competição realizada pela Secretaria de Estado da Educação com apoio da Semetur é disputada nos espaços esportivos como o Ginásio Adão Lamota, Campo do Cantareira e Ginásio Poliesportivo Gerivaldo José de Souza, local das finais do futsal nesta quarta-feira.

A premiação acontece no Centro de Convivência, localizado na Escola Jovem Vilela. São alunos/atletas de 45 escolas que representam os municípios de Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Teixeiropólis, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Urupá e Vale do Paraíso.

Ji-Paraná também foi sede no final de semana dos Jogos das AABBs, reunindo 684 atletas e dirigentes de 10 associações, representando todo o Estado.

Segundo o coordenador dos jogos, Antônio José de Oliveira, somente no sábado mais de duas mil pessoas circularam na AABB de Ji-Paraná. “Estas pessoas ficaram em hotéis da nossa cidade”, afirmou Antônio.

Os jogos foram disputados em sete modalidades, e Ji-Paraná conquistou a vaga em quatro delas para a fase nacional que acontece em Porto Velho. A AABB de Ji-Paraná tornou-se campeã no futebol super máster mini campo, no futsal, na sinuca e vice-campeão no futevôlei que também estará em Porto Velho em novembro.

O coordenador dos jogos destacou a parceria com a Semetur que forneceu equipamentos, placar e outros materiais que auxiliaram nas disputas. “É de fundamental importância a continuação das parcerias”, disse.

Além de incentivar a prática esportiva os eventos tem se transformado em atrações para promover o turismo. “Mais de 3.500 pessoas de outras cidades passaram por Ji-Paraná somente neste final de semana”, informou a secretária da Semetur, Seloi Totti.

Os números são significativos e aumentam a responsabilidade do poder público em garantir eventos de excelência. Seloi disse que a fase final do JOER nas modalidades individuais será disputada em Ji-Paraná em outubro. A partir de sexta-feira o município recebe representantes de pelo menos seis municípios para as seletivas do JIR.

Decom