6ª Olimpíada de Língua Portuguesa é lançada e recebe inscrições

A idealização é do Itaú Social e do Ministério da Educação, com a coordenação do com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), através do Programa Escrevendo o Futuro. As inscrições, por parte das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação já estão abertas e, o prazo, expira no dia 30 de abril de 2019.


Categorias e Premiações
Ainda como novidade está a inclusão da categoria “Documentário”, para os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio. Conforme as edições anteriores, as categorias “Artigo de Opinião” vai para o 3º Ano do Ensino Médio, “Poema” para o 5º ano, memórias literárias somente para o 6º e 7º ano e “Crônica” para o 8º e 9º ano.
Todos os professores interessados podem participar do concurso com o seu relato de prática, conteúdo em que expressará as suas experiências durante o desenrolar das oficinas. Os professores vencedores terão disponível uma imersão pedagógica internacional e viagem cultural e viagem cultural pelo Brasil aos alunos. A unidades de ensino dos alunos vencedores receberão acervo para reforço da biblioteca.
Homenagem
Já uma outra novidade apresentada foi o nome da escritora mineira e portadora de muitos títulos, Conceição Evaristo como a grande homenageada na Olimpíada 2019. Conceição, em seu discurso, ela ressaltou que, é preciso ler para escrever. “Um dos elementos que podem bloquear [a escrita] é a falta de leitura”.
Como se inscrever?
A inscrição é inteiramente virtual. Para isso, é preciso acessar o site www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. O período encerra em 30 de abril. A avaliação dos textos estão marcadas para ocorrer entre os dias 12 e 19 de agosto pela comissão escolar. Nas etapas Municipal e Estadual serão selecionados 569 estudantes e 443 professores na semifinal. em seguida, serão apresentados os finalistas da fase regional e, por fim, a lista de finalistas.
A Escuta de autores a cada edição da Olimpíada
“Nós trabalhamos a cada edição para que o Programa seja um sucesso. Ele tem uma capilaridade imensa e, nós, alcançamos na última edição 98% dos municípios brasileiros. Um número significativo de professores e alunos! Isso causa uma diversidade bem importante, sendo um destaque também, neste período de execução, a escuta de seus autores: alunos e professores, que estão na base”, comentou Anna Hellena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec.
Gargalho na Educação: Formação de Professores
Mara Silvia André Ewbank, coordenadora geral de valorização, Saúde e Bem Estar dos Profissionais da Educação do Ministério da Educação (MEC), destacou que, o reconhecimento do trabalho com Políticas Públicas tem repercutido fortemente no que diz respeito a formação de professores. “A gente sabe que este é um grande gargalo do nosso país e temos muita coisa a ser feita. Vamos acompanhar todas as etapas desse processo e tem tudo para ser um grande sucesso esta nova edição”, complementou a representante do MEC.
*O repórter Etiene Gonçalves viajou a São Paulo a convite do Itaú Social.