Fórum busca formas de fomento para atividades culturais

Com esse objetivo, foi promovido no último final de semana, pela Prefeitura de Ji-Paraná e Fundação Cultural, o Fórum Municipal de Cultura, que contou com a participação de artistas e produtores culturais da cidade.
Dentre as demandas colocadas como metas está a necessidade de efetivação do Fundo de Desenvolvimento da Cultura (FEDEC), que já foi aprovado pela Assembleia Legislativa, mas que depende agora de efetivação pelo Governo do Estado.
Segundo o que foi exposto durante o Fórum, no ano de 2015, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou Lei Estadual que garante repasse de recursos do Governo do Estado para serem utilizados em projetos culturais nos municípios de Rondônia. A lei prevê o repasse de 0,5% da receita do Estado para a Cultura através do FEDEC.


O fórum definiu ainda a continuidade do curso de formação voltado a capacitação de artistas e produtores com técnicas de planejamento, desenvolvimento de projetos, orçamento e custos, prestação de contas e legislação para captação de recursos através de diversos editais de financiamento público voltados para desenvolvimento da cultura no âmbito estadual e nacional.
Outro ponto importante ressaltado pelos participantes é que a realização do Fórum Municipal Cultural seja realizado anualmente, como forma de o Poder Público conhecer as principais demandas da classe e com isso consiga desenvolver políticas culturais mais efetivas na cidade.
O Fórum Municipal de Cultura serviu também para apresentação do calendário cultural, bem como prestar conta de todo trabalho desenvolvido pela Fundação Cultural de Ji-Paraná que atende na formação básica em música, teatro, balé, artesanato e artes plásticas, além da formação de técnicos e produtores culturais.
“Ji-Paraná hoje é uma das principais referencias em fomento de atividades culturais em Rondônia. Nós, enquanto entes públicos, queremos continuar nesta crescente e para isso estamos chamando nossos artistas e produtores culturais para discutir e construir juntos ações que promovam ainda mais nossa cidade no cenário cultural”, informou Keila Barbosa, presidente da Fundação Cultural.
O Fórum teve como mediador e palestrante, Fabiano Tertuliano de Barros, pernambucano que vive em Porto Velho desde 1999, com graduação em Letras, licenciado em Artes Cênicas e especialista em Gestão Cultural pelo Senac. Fabiano coordenou a elaboração do Plano Estadual de Cultura de Rondônia, implantando o programa de editais para o setor.
Decom