Seloi Totti, a Dama de Ferro do judô nacional, deixa um legado de grandes conquistas no judô rondoniense
No século passado registraram-se várias lutas das mulheres em busca da igualdade no mercado de trabalho e direitos civis. A mulher deixou de ser apenas dona de casa para construir novos paradigmas e desconstruir outros tantos, provando no dia a dia sua capacidade. Assim, as mulheres ocupam hoje o espaço devido na sociedade, com direito a voz e voto, e continuam construindo uma história de vitórias, qualificando-se cada vez mais e ganhando destaque em vários segmentos.

Em abril de 2017, um passo importante foi dado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) ao conduzir pela primeira vez uma mulher ao posto de vice-presidente.
Seloi Totti dedicou-se ao judô nos últimos 30 anos, e como atleta realizou nos tatamis combates memoráveis, saindo vitoriosa de todos os confrontos até chegar ao cargo de vice-presidente da Federação de Judô de Rondônia (FEJUR), em 1996. Por quatro anos, mesmo na condição de vice-presidente, exerceu funções de comando, elevando o esporte ao mais alto patamar, construindo um caminho sólido com parceiros na esfera público/privada para garantir apoio à modalidade. Começava aí o fortalecimento do esporte com a filiação de novas academias, mais competições e o surgimento de novos atletas.


Todo este trabalho garantiu a formação de novos árbitros e o surgimento de mais atletas e professores de Rondônia à frente de delegações brasileiras em competições internacionais.
Eleição na CBJ


Em sua despedida Seloi Totti agradece o apoio recebido

“Agradeço inicialmente a Deus, pois sempre me conduziu pelos caminhos do bem, da ética e do respeito, a minha família, que apesar de muitas vezes tê-la deixado de lado por compromissos assumidos com a modalidade me inspirou, apoiou e fortaleceu, e aos nossos associados, pelo reconhecimento e pela confiança depositada. Com seu apoio, eles me deram as condições de conduzir a FEJUR, mesmo em períodos de turbulência e recessão, e que busquei retribuir com o meu compromisso irrestrito, lutando pela valorização dos nossos professores como profissionais”, disse a dirigente.
“Despeço-me com a mesma dignidade de quando assumi”

“Ao longo destes anos à frente da federação, se não tive condições de torná-la maior, com certeza estou entregando melhor do que a recebi. Acredito que dei minha contribuição, buscando fazer convênio com a empresa de transportes (Eucatur), que perdura há mais de 15 anos. Convênios com faculdades permitiram que vários professores e atletas se graduassem no ensino superior de forma gratuita. Realizamos vários cursos e treinamento para faixas pretas, técnicos, árbitros e atletas. Dotamos a FEJUR do equipamento necessário e zelamos pelo material recebido da CBJ por meio do PAF”, destacou.
Seloi Totti enumerou os principais eventos realizados em sua gestão e que projetaram a modalidade em todas as regiões de Rondônia.
“Realizamos importantes eventos nacionais, como o Campeonato Brasileiro da Região III em 2003, o Campeonato Brasileiro da Região IV em 2007, a seletiva para os sul-americanos juvenil e júnior de 2008, a final do Campeonato Brasileiro Júnior em 2011, o Campeonato Brasileiro sub 15 em 2013, e o Campeonato Brasileiro da Região IV em 2014”, lembrou a vice-presidente da CBJ. Por fim, agradeceu o apoio recebido de todos os setores da comunidade judoísta rondoniense.

www.revistabudo.com.br
Por PAULO PINTO I Fonte FÁBIO DE SOUZA TRECHER I Fotos BUDÔPRESS