Últimas

Viveiro Municipal tem 50 mil mudas prontas para distribuição


O Viveiro Municipal de Ji-Paraná está com 50 mil mudas de árvores diversas prontas para o plantio e distribuição gratuita. Os interessados em receber mudas precisam apenas retirar uma requisição na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). O Viveiro fica localizado rua na T-15, esquina com a Rua das Pipocas, no Bairro União II.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente, vem ao longo dos anos realizando um trabalho de revitalização do viveiro e, com isso, aumentado a produção de mudas. No início dos trabalhos em 2013, a produção era de apenas mil mudas por mês, hoje o viveiro produz uma média de 12 a 15 mil por mês e distribui cerca de 7 mil mudas.

A intenção com a revitalização do viveiro é incentivar a arborização da cidade e também ajudar na recuperação de áreas degradadas em rios, córregos e igarapés.

As mudas mais procuradas pela população são de árvores como açaí, ingá e tamarindo, Pau Brasil e palmeiras imperiais, além do ipê (amarelo, rosa e branco). O Viveiro também produz mudas de cedro rosa, oiti, ingá, ingazinho, açaí, boliviana, exória, jatobá, acácia, cacau e açai.

Conforme o diretor responsável pelo viveiro, Valmir Xavier, além da distribuição feita no próprio viveiro, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente também desenvolvem o Programa Municipal de Arborização, onde já foram plantadas milhares de árvores em diversos pontos da cidade, especialmente na recuperação de áreas degradadas.

Valmir informou ainda que este ano serão intensificados o plantio de árvores nos pátios e proximidades dos órgãos públicos. “Iniciamos um trabalho em parceria com a Secretaria de Educação, onde já estamos plantando mudas de árvores nos pátios das escolas. Este trabalho a pedido do prefeito Jesualdo Pires está sendo estendido também para os espaços dos Centros de Referência em Assistência Social, Unidades Básicas de Saúde  e outros órgãos públicos”, explicou.

As mudas produzidas no viveiro também são utilizadas nos serviços de manutenção e embelezamento da cidade. Um trabalho desenvolvido em parceria com a secretaria de obras e serviços públicos. “As pessoas não percebem, mas todo o trabalho de paisagismo e jardinagem realizado na cidade, especialmente nos canteiros centrais das avenidas, nas praças públicas, nas marginais da BR-364, todos esses serviços são realizados com as mudas produzidas no nosso viveiro”, finalizou Valmir.



VipFesta, o site mais visto de Rondônia é sim a melhor mídia com os melhores anunciantes