Últimas

Escola Nova Aliança na linha 86 recebe reforma e adere ao Educampo


A Prefeitura de Ji-Paraná deverá concluir na próxima semana as obras de reforma e adequação da escola rural Nova Aliança, localizada na linha 86, setor Riachuelo. Na unidade escolar são atendidos 91 alunos, matriculados nas series iniciais, ensino fundamental e no programa Educampo com jovens que estão cursando do 1 º ao 9º ano. A reinauguração está prevista para o próximo dia 29 deste mês.

As obras estão sendo realizadas por iniciativa direta, com recursos e mão de obra da própria prefeitura. O investimento é de aproximadamente R$ 60 mil. Com o término desta obra, a prefeitura chega a 28 escolas reformadas e ampliadas.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Ari Saraiva, que coordena as equipes de reformas, estão sendo realizados a construção de uma passarela, calçadas e rampas de acessibilidade, alambrados e corrimão, adequação e construção de banheiros, reparos nas instalações elétricas e hidráulicas e no telhado, pinturas externa e interna, bem como a construção de hortas, que irão atender as necessidades práticas do Programa Educampo.

A Secretária Municipal de Educação, professora Márcia Regina, ressaltou que os investimentos irão melhorar as condições da escola para atender o programa Educampo. “A Nova Aliança está recebendo o Programa Educampo este ano e, com isso, surge a necessidade de adequar a escola para recepcionar essa nova metodologia de ensino.

Márcia informou ainda que ao longo dos últimos anos a administração municipal vem realizando muitos investimentos na reestruturação física das escolas, na aquisição de materiais didáticos e pedagógicos aos educadores e alunos.  “Com a Nova Aliança estamos chegando a 28 escolas reestruturadas”, divulgou a Secretária.

Educampo -  O Programa Municipal Educampo está sendo implantado gradativamente nas Escolas Rurais do Município de Ji-Paraná e visa a implantação de uma metodologia própria à educação do campo, com a inserção da pedagogia da alternância, metodologia que intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo  com aulas práticas.  Um dos principais objetivos do programa é diminuir a evasão escolar em áreas rurais.

As escolas que recebem o Educampo passaram por uma grande reforma e reestruturação física, com a construção de hortas cobertas e com irrigação, área para projetos experimentais, já visando uma nova metodologia de ensino voltada à realidade rural.

“Esse Programa é  um investimento audacioso, pioneiro no Estado de Rondônia em termos de escola pública. Esse é o tipo de ensino que eu sempre defendi. A gente tem que promover no aluno do campo a vontade de continuar no campo, vontade de ajudar sua família, a vontade de melhorar a qualidade de vida da sua propriedade e da comunidade em que ele vive. Este novo educar presente no Educampo vai proporcionar isso. Hoje estamos com quatro escolas, mas a intenção é estender o para todas as escolas da área rural”, explicou o Prefeito Jesualdo Pires.