Últimas

Governo lançará 2ª edição do concurso do café no dia 20

Sucesso entre os cafeicultores, o concurso de qualidade e sustentabilidade do café realizado no ano passado, projetou Rondônia entre os maiores estados brasileiros produtores de café. O destaque como o maior produtor do país e segundo no cultivo de Conilon é resultado de um trabalho dedicado dos cafeicultores rondonienses em parceria com as políticas públicas de incentivo do governo do estado. A segunda edição do concurso, que agora leva o nome de Concafé, será lançada no dia 20 de março e já atrai cafeicultores de todas as regiões do estado.

Ao criar um concurso para identificar e premiar produtores de café de Rondônia, o governo estadual agregou instituições como Emater-RO, Seagri, Idaron, Embrapa, Sebrae e Câmara Setorial do Café, incentivando assim, maior investimento em tecnologias que promovam a melhoria da qualidade da cultura na região. O concurso realizado em 2016 surpreendeu revelando a superioridade do café rondoniense.

Em sua segunda edição, o concurso agora batizado de Concafé de Rondônia, abre caminhos para aprimorar a excelência da produção de café no estado, em todas as suas etapas. Para o governo estadual, tão importante quanto aumentar a produção de grãos é melhorar a qualidade do produto, assim, a expectativa é que este ano mais de três milhões de mudas de Conilon sejam distribuídas para os pequenos produtores rurais.


As inscrições para o Concafé estarão abertas a partir do dia 10 de abril e poderão ser feitas nos escritórios locais da Emater-RO em todos os municípios. Serão 25 mil reais em prêmio distribuídos para as três primeiras colocações na categoria qualidade da bebida e no melhor café produzido com sustentabilidade em Rondônia. O produtor interessado em participar do Concafé de Rondônia poderá, em breve, acessar o regimento do concurso no portal da Emater-RO pelo endereço www.emater-ro.com.br.

O lançamento oficial será realizado no dia 20 de março, às 15 horas, no auditório da governadoria localizado no 9º andar do Edifício Pacaás, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.