Últimas

Agricultores de Ji-Paraná terão novo Feirão do Produtor


Já está em fase de licitação o novo Feirão do Produtor de Ji-Paraná. O município investirá na obra R$ 1,040 milhão. O local terá uma área de 1430 metros quadrados e contará com espaço de comercialização mais amplo, sendo 126 box de venda equipados com pia de mármore e torneira em inox, novo estacionamento, oito banheiros externos, teto forrado e com revestimento para vedar a entrada de pombos, reservatório de água com capacidade de 30 mil litros, dispositivos de segurança com sistema de prevenção e combate a incêndio contemplando placas de sinalização, extintores, luminárias de emergência, sistema de proteção contra descargas atmosféricas e hidrantes, além de acessibilidade com placas indicativas, rampas para cadeirantes, guarda corpo e sinalização em piso tátil.

Na primeira etapa do certame, concluída na semana passada, cinco empresas foram habilitadas pela prefeitura para disputar a licitação. A previsão é de que o processo licitatório seja concluído no mês de março.

Conforme o secretário municipal de Planejamento, Pedro Cabeça Sobrinho, os recursos são oriundos do Governo Federal, por meio de emenda do ex-deputado federal Anselmo de Jesus (PT), através do programa Calha Norte, e a prefeitura está subsidiando uma contrapartida de mais de R$ 100 mil.
“É um projeto que foi elaborado pela Semplan no ano de 2015, mas os recursos só foram empenhados somente no final do segundo semestre de 2016. Por isso, iniciamos o processo de licitação agora em janeiro”, lembrou Pedro Sobrinho.

O secretário de planejamento ressaltou que o feirão do produtor funciona na cidade há mais de 25 anos e a estrutura do prédio há muito tempo não atende as necessidades dos produtores rurais.
Já o titular da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), Adirço Pedro da Silva, informou que 120 feirantes estão cadastrados para trabalharem no local e que aproximadamente duas mil e quinhentas pessoas passam pelo feirão semanalmente. Além dos pequenos agricultores que comercializam os hortifrutes dentro do feirão, há aproximadamente outros 40 vendem produtores na praça de alimentação do lado externo.

Conforme Adirço Silva, o local é aberto todas as quinta e sextas-feiras, mas durante as obras a prefeitura buscará outro local provisório para atender os feirantes e não suspender as atividades.
A vereadora Claudia de Jesus (PT), disse que a reestruturação do Feirão dos Produtores é uma reivindicação antiga dos agricultores de Ji-Paraná. “É uma luta que iniciamos há muitos anos e, que felizmente, agora estamos muito próximo de concluí-la. Tenho certeza que o novo local irá atender todos com mais comodidade”, frisou.