Últimas

Previsão do tempo alerta para chuva de 100 mm e granizo; veja onde


Uma frente fria avança em direção ao Norte do país. Nos últimos dias, o sistema frontal levou temporais e granizo a Mato Grosso do Sul, segundo a previsão do tempo. O município de Amambaí, por exemplo, recebeu 75 milímetros. No restante do Centro-Sul, as precipitações foram mal distribuídas — há cidades onde sequer choveu.
Conforme a frente fria avança, Mato Grosso e Goiás entram na rota dos temporais e não se descarta novas ocorrências de granizo. Em sete dias, acumulados superiores a 100 mm devem atingir o norte mato-grossense, Rondônia, Pará, norte de Tocantins, Maranhão e centro e sudoeste do Piauí.
Na semana que vem, espera-se uma nova frente fria sobre o Sul, mas praticamente sem chuva significativa nessa região. Já no Matopiba, a partir da segunda-feira, 20, as precipitações começam a cessar e se concentram nas áreas litorâneas e na faixa norte do Maranhão e do Piauí.

Últimos sete dias

Chuva forte e volumosa foi registrada no Norte, Nordeste e na faixa norte de Mato Grosso e Goiás, com acumulados acima dos 100 milímetros em diversas áreas produtoras.
Em Mato Grosso do Sul, centro e leste de Minas Gerais e oeste paulista, a chuva ficou entre 30 e 60 milímetros.
Já do norte do Rio Grande do Sul até o Paraná e numa faixa que vai do Pantanal até o sul de Minas Gerais, bem como o sertão nordestino, choveu de forma muito irregular e com baixos acumulados.
O centro e oeste do Rio Grande do Sul ficaram praticamente sem chuva, alimentando a estiagem pela qual passa o estado.
Por Pryscilla Paiva/Canal Rural