Últimas

Sílvia confirma construção do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Rondônia


O ano de 2019 está terminando com notícias muito animadoras. Para começar, a Deputada Federal Sílvia Cristina (PDT), confirmou, nesta sexta-feira (27), que os R$ 10 milhões, fruto de uma indicação parlamentar de sua autoria, já foram depositados na conta da Fundação Pio XII, que é a entidade mantenedora do Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos. Muito emocionada, ela disse que este é “Um sonho antigo que será realizado!”

De acordo com Sílvia Cristina, os recursos que já se encontram disponíveis para a instituição garantem, assim, o início das obras da construção do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer do estado de Rondônia, que será construído na cidade de Ji-Paraná e que servirá para o atendimento a pacientes de todo o Estado. Segundo a deputada, o Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer será construído em uma área de aproximadamente 10.650m² doado pelo empresário Luís Bernardi. O terreno já está escriturado e a disposição para a obra.

Uma das principais líderes do movimento de prevenção e combate ao câncer em Rondônia, na busca de evitar quaisquer futuros contratempos na construção do Centro, a Deputada Sílvia Cristina informa que também já está deixando encaminhada toda a sua emenda de bancada individual no valor de R$ 20 milhões no orçamento federal, exclusivamente para a conclusão das obras. Ji-Paraná que já conta com a Casa Rosa onde se realizam os exames de prevenção ao câncer de mama, ganhará além do Centro de Prevenção e Diagnóstico, o Centro de Reabilitação De Amor que também será construído no mesmo terreno. “Não será um hospital que vai ser construído em Ji-Paraná, mas teremos duas obras importantes. Será o Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer porque o Hospital de Câncer já existe ha 6 anos, na capital Porto Velho, realizando inclusive todos os tipos de tratamento de câncer. Sabemos da dificuldade que o Rondoniense tem para conseguir diagnosticar a doença e fazer os exames preventivos para saber se ele realmente tem câncer ou não, e por isso, minha luta nos últimos tempos foi pela construção do Centro de Prevenção e Diagnóstico”, explicou a deputada sobre o Centro de Prevenção que terá todos os tipos de exames sendo realizados.

Já o Centro de Reabilitação De Amor não será apenas para pacientes com câncer, mas também vai servir para ajudar pessoas que tiveram AVC ou são portadoras de outras síndromes como Autismo, além de pessoas que já sofreram acidentes de trânsito e que precisam de reabilitação. “O Centro de Reabilitação vai cuidar dos pacientes que precisam de algum tipo de reabilitação”, frisou a deputada. Silvia confirmou ainda que o Prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto, se comprometeu através da Secretaria de Obras, realizar o trabalho de terraplanagem do terreno, deixando pronto para o início das obras.

Assessoria