Geração de empregos pelos pequenos negócios revela melhor agosto em cinco anos


Serviços
Os pequenos negócios da área de Serviços continuam liderando a geração de empregos no país, tendo sido responsáveis por 48,1 mil novos postos de trabalho, em agosto deste ano. Isso corresponde à metade de todas as vagas criadas por esse nicho de empresas no oitavo mês de 2019. Destacaram-se nesse setor, as micro e pequenas empresas que atuam no ramo imobiliário (na comercialização e administração de imóveis), com a criação de 17,8 mil novas vagas, e as empresas do ramo de ensino, com mais 9,8 mil empregos. As MPE desse setor também estão à frente das contratações com carteira assinada realizadas no acumulado de 2019, com 325 mil pessoas empregadas, seguidas pela Construção civil, com mais de 90 mil. Isso sinaliza, também, uma retomada do crescimento econômico, uma vez que o setor da construção está diretamente relacionado a investimentos em infraestrutura.
As micro e pequenas empresas de São Paulo lideraram a geração de empregos em agosto, com a criação de mais de 30 mil postos de trabalho, sendo seguidas pelas MPE do Rio de Janeiro, que responderam pela geração de 10 mil vagas no país. Com isso, a região Sudeste se destacou no mês passado, com a contratação de 45,5 mil trabalhadores, seguida pela região Nordeste, que gerou mais de 16,8 mil empregos.
Em relação aos dados do Caged, o levantamento nas empresas de Rondônia está ainda no mês de julho de 2019, mas a sinalização também é positiva, em 2018 o total de empregos gerados nas MPE era 2.620 e em 2019 passa para 2.680 postos de trabalho, enquanto as médias e grandes empresas reduziram em 487 postos de trabalho em 2019. Realmente, médias e grandes empresas além de não gerar postos de trabalho, elas demitem, os pequenos negócios em Rondônia aumentaram a oferta de emprego.
Sebrae/RO