Últimas

7° Seminário de Educação do Campo de Ji-Paraná

7º Seminário de Educação do Campo de Ji-Paraná, realizado dias 24 e 25 pela Prefeitura do Município por meio da Secretaria de Educação (Semed). Entre os palestrantes do evento estão o técnico agrícola e geografo Aloísio Souza da Silva, do Espirito Santo/ES, o professor doutor Alberto Dias Valadão, a professora doutora Isaura Isabel Conte e a professora mestre Leiva Custódio Pereira, esta última ex-secretária de Educação e uma das idealizadoras do Projeto Educampo.

O Seminário de Educação do Campo está sendo realizado no Centro de Formação Padre Romano, localizado no 2º Distrito.

Na cerimônia de abertura, o prefeito Marcito Pinto (PDT) e a secretária de Educação Edilaine Alves da Silva Nogueira deram boas-vindas aos participantes, entre eles, diretores, supervisores, coordenadores, orientadores, professores, pais, estudantes das escolas da área rural, acadêmicos de licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus de Rolim de Moura e representantes dos municípios de Alvorada do Oeste e de Nova União, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) e Câmara de Vereadores de Ji-Paraná.

“O Projeto Educampo tem todo o meu apoio, se precisar de mais investimentos, assim nós faremos. Queremos que o campo cresça e se fortaleça. Nosso compromisso com o campo vai além do Projeto Educampo, da educação do campo, mas também com estradas do campo, com a produção do campo”, disse Marcito, ao lembrar que estão sendo investidos nas estradas da área rural R$ 10 milhões, sendo metade este ano e metade em 2020, com alargamento das estradas, cascalhamento, construção de bueiros e pontes. O prefeito destacou também a implantação da feira de produtos da agricultura familiar, que funcionará já a partir da próxima semana, todas as quartas-feiras, das 14 às 22 horas, no espaço do Feirão do Produtor, com objetivo de incentivar a produção agrícola do Município e o artesanato local.

Já a secretária Edilaine Nogueira destacou a importância do Seminário para a contextualização da educação para o campo.

“Precisamos valorizar o aluno da área rural no seu contexto natural, reforçando o sentimento de pertencimento ao campo. Queremos evitar o êxodo rural, queremos que o aluno da área rural receba a educação com a mesma qualidade que o aluno da área urbana. Iniciamos o Projeto Educampo em 2013 com quatro instituições de ensino, hoje sete das nove escolas da área rural aderiram ao Projeto e pretendemos que as duas restantes passem a participar do Projeto ainda este ano”, concluiu Edilaine.

Participaram da abertura do Seminário de Educação do Campo, além do prefeito Marcito Pinto e da secretária Edilaine, o advogado Armando Reigota (Procuradoria Geral do Município – PGM), Fábio de Assis Menezes, representando o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) e por meio dele a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, a vereadora Cláudia de Jesus (PT) e por meio dela a Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, o diretor da Escola Municipal Professor Edson Lopes, Ivan Gomes na ocasião representando todos os diretores e o representante de pais das escolas rurais Antônio Francisco da Silva.

Programação

O Seminário teve como primeiro palestrante o mestrando Aloísio Souza Silva falando sobre Análise de conjuntura política e econômica na educação do campo.

À tarde Aloísio voltaria a falar ao público com palestra-título do Seminário: “A pesquisa-ensino na Educação do Campo: uma estratégia de contextualização da aprendizagem”.

Na sequência cinco escolas da área rural devem apresentar relatos de experiências exitosas seguindo com uma mesa redonda com Aloísio e Isaura Conte, tendo como mediador Renato Eberson de Souza Santos, técnico do Educampo.

Na quarta-feira, a programação começa com a palestra “Rompendo com a mesmice: possibilidades de inovações pedagógicas”, tendo como palestrante o professor doutor Alberto Valadão. Na sequência haverá apresentações de professores de cinco escolas da área rural seguidas de uma mesa redonda com o geografo Aloísio Silva e os professores Alberto Valadão, Isaura Conte e Leiva Custódio Pereira.

Decom




VipFesta, o site mais visto de Rondônia é sim a melhor mídia com os melhores anunciantes