Últimas

Prefeitura promove Semana do Bebê em Ji-Paraná


Fortalecer as ações de cuidados com a primeira infância é o principal objetivo da Semana do Bebê, que será desenvolvida pela Prefeitura, na próxima semana em Ji-Paraná
Serão realizadas pelas secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, várias atividades voltadas para a saúde do bebê.
O evento é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que promove em vários países os direitos e o bem-estar de crianças e adolescentes.
A abertura está marcada para segunda-feira (19), às 8 horas, no auditório da Secretaria de Educação, com palestra com a médica Arissa Sales. A profissional irá orientar os agentes comunitários de saúde para que possam apoiar as famílias durante as visitas domiciliares para o cuidado adequado com as crianças de até cinco anos de idade.
coordenadora do Programa Estratégia Saúde da Família, Marlene Alencar, explica que as atividades desenvolvidas na próxima semana terão temas como a formação de vínculo e estimulação do bebê, gravidez na adolescência, a importância do brincar na infância e desenvolvimento nutricional e emocional.
“Além das atividades das secretarias de Educação e Assistência Social, as Unidades Básicas de Saúde irão oferecer palestras sobre a importância da amamentação e vacinação, que é um dos indicadores que tem sofrido uma queda no país inteiro. Além disso, serão oferecidos testes rápidos para hepatite B e C, sífilis e HIV. A Semana do Bebê irá incentivar a população a refletir sobre a importância dos primeiros anos de vida da criança” ressaltou.
Várias ações também serão realizadas nos três Centros de Referências de Assistência Social de Ji-Paraná. “Nós vamos orientar as famílias sobre os cuidados sobre a questão psicológica e o desenvolvimento emocional através do vínculo afetivo da Musicaterapia”, explicou a coordenadora geral da Proteção Social Especial da Semas, Ynaiáh Cristina Cremonese.
A secretaria de Educação irá promover uma palestra sobre o brincar, no Centro Municipal de Educação Infantil Nelson Dias. Devem participar crianças, professores a e comunidade. 
“Todos estão convidados para participar deste momento. Faremos a reflexão da experiência de brincar para o desenvolvimento da pessoa. Quando uma criança usa a imaginação na infância, ela aprende lições para toda vida”, finalizou Mireni dos Santos Alves, representante da Semed no Selo Unicef.

Decom