Últimas

Comemoração dos 36 anos da Primeira Constituição de Rondônia

Aconteceu nesta terça-feira (06/08) em Porto Velho, a solenidade em comemoração dos 36 anos de promulgação da primeira Constituição de Rondônia, o presidente da Assembleia Legislativa Laerte Gomes (PSDB) destacou a importância dos deputados que formam e já formaram o Poder Legislativo e representam a população.

História

O presidente da Assembleia, deputado constituinte José de Abreu Bianco, promulgou a Constituição do Estado de Rondônia no dia 6 de agosto de 1983 e hoje, 36 anos depois a Assembleia Legislativa honrou a memória de um dos momentos mais importantes do Estado com o início de semana especial de eventos, homenageando ex-deputados estaduais.

A solenidade do dia 6 de agosto de 1983 foi realizada no Ginásio Cláudio Coutinho e contou com cerca de três mil pessoas segundo informações do Cerimonial da época. Cada deputado constituinte podia convidar 50 pessoas. O ginásio começou a ser ocupado após às 20 horas, quando se aproximava a cerimônia de promulgação da Carta Constitucional ...

"É um resgate de parte da história” diz presidente Laerte Gomes ↓

"Tive a honra de presidir hoje a sessão solene em homenagem aos 36 anos da primeira Constituição Estadual. Agradeço a presença de todas as autoridades, como o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Walter Waltenber, o vice-governador José Jodan e o presidente da Assembleia Constituinte, José Bianco. Minha gratidão se estende aos servidores da Assembleia Legislativa e aos colegas deputados. É muito bom poder comemorar mais um aniversário da nossa Carta Magna."

"Durante a solenidade de comemoração aos 36 anos de promulgação da primeira Constituição de Rondônia, lembrei da importância dos deputados que já formaram o Poder Legislativo e representaram a população. Vocês são os grandes merecedores da homenagem que está sendo feita. A Assembleia Constituinte esteve instalada até 6 de agosto de 1983. Com a solenidade de hoje estamos mantendo viva a nossa história."

"O dia de hoje foi para mim o mais feliz como presidente da Assembleia Legislativa, pois nunca me imaginei presidindo uma sessão desta envergadura. Fizemos uma homenagem aos ex-deputados estaduais que escreveram a Constituição de Rondônia. Quem não respeita a história, no futuro será esquecido. É com esse pensamento que homenageamos os políticos rondonienses que têm trabalhado em sintonia pelo progresso do Estado."