Últimas

Campanha FarmaInteração


Durante todo o mês de maio acontecerá a campanha “FARMAINTERAÇÃO” promovido pelo Curso de Farmácia do Centro Universitário São Lucas e o Lions Club Internacional em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Colégio União e Ar Puro Soluções Ambientais. O projeto tem por objetivo recolher medicamentos vencidos e conscientizar a população dos riscos que existem ao não realizar o descarte da maneira correta.

A coleta feita será de medicamentos vencidos, inutilizados ou sobras provenientes dos domicílios do município de Ji-Paraná e serão destinados adequadamente. O consumidor será responsável por entregar o seu resíduo de medicamento nos locais de recolhimento que são: Associação dos Moradores do Bairro São Bernardo, Centro Universitário São Lucas – Ji-Paraná, Colégio União, Escola Estadual Cora Coralina e nas unidades básicas de saúde 02 de abril, BNH Mulher, BNH, Dom Bosco, Juscelino Cardoso de Jesus, KM 5, L1 Maringá, Nova Brasília, Primavera, São Francisco, Ceci Cunha.

Os resíduos de medicamentos são classificados conforme a RDC, ANVISA e CONAMA como resíduos químicos e podem apresentar características de periculosidade, necessitando de manejo diferenciado e tratamento adequado. Substâncias medicamentosas possuem grande potencial poluidor ambiental, especialmente em ambientes aquáticos, solos e água subterrânea.

Diante disso, preocupados em modificar tal realidade dentro do município de Ji-Paraná e sensibilizar a população para o descarte correto e o uso racional de medicamentos por meio de campanhas, palestras educativas e dos materiais elaborados pelos acadêmicos beneficiando principalmente a população idosa e infantil.

Os acadêmicos farão visitas de cunho educativo na companhia dos agentes de saúde e sensibilizarão a população.