Hospital Regional e Samu, nas reivindicações do PPA em Ji-Paraná
Os principais pleitos foram a construção de um hospital regional e o reforço da segurança nas escolas públicas. O PPA foi realizado na tarde de sexta-feira (12) na escola estadual Jovem Gonçalves Vilela, obedecendo ao cronograma da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), na realização de eventos programados para coletas de reivindicações em dez cidades.
Além da segurança armada, foi pedido também detector de metais nas escolas como medida de maior segurança. A vigilância nas escolas estaduais é feita por sistema de câmera de vídeo. Implementar ações de formação e capacitação profissional também entram na lista da educação.
No eixo da segurança pública, os participantes elencaram várias necessidades estruturais das polícias. Dentre elas, as principais, estão a criação do Corpo de Bombeiros em Presidente Médici; criação de delegacias especializadas em Ji-Paraná, como Patrimônio, Departamento de Narcóticos (Denarc) e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco); construção de instalações físicas e respectivos aportes financeiros para a Polícia Técnico-Científico (Politec) e Instituto Médico Legal (IML).
Considerada a capital do agronegócio, para Ji-Paraná e região central, foram anotadas várias sugestões de incentivos e implementos para o fortalecimento do setor. A criação de programa de mecanização agrícola, fortalecimento do pescado e ampliação e melhoramento da cadeia produtiva do leite estão entre os pedidos mais relevantes para o setor.
“Entendemos, com base na vivência diária junto ao homem do campo, que é necessário ampliar o programa de melhoramento genético do rebanho e o manejo nutricional para que a produtividade de leite aumente e os custos ao produtor rural diminuam”, explicou Amâncio Esteves Neto.
A recuperação de matas ciliares e preservação e restauração de nascentes foram os pontos altos das discussões no eixo do Meio Ambiente. “As matas ciliares estão cada vez mais degradadas e as nascentes inexistindo. Precisamos imediatamente de um planejamento específico para que as próximas gerações não fiquem sem água”, pontuou o gestor ambiental Gilson Prates.
Programas para restauração de mata ciliar e de nascentes estão entre os pontos reivindicados no meio ambiente
O PPA é o instrumento de planejamento que aponta as diretrizes e metas do governo para serem realizadas no período de quatro anos. Este foi o momento de a população manifestar e apelar por melhorias em todas as áreas do serviço público estadual visando a aplicação do recurso público. “Fizemos nossa parte, que foi promover o chamamento público e convidar a sociedade para participar do PPA”, destacou na abertura da solenidade, o secretário regional de governo, Everton Esteves.
O encontro com técnicos do governo e representantes da sociedade civil organizada dos municípios de Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Urupá e Teixeirópolis, serviu para nortear as ações que o governo estadual deve implementar até o ano de 2023 em todas as pastas administrativas.
Paulo Sérgio/Secom/Gov-RO