Últimas

Expojipa 2018, Ione Assis vence prova dos três tambores Rancho JS

A Primeira Prova de Três Tambores promovida pelo Rancho JS na 39ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná reuniu competidores de várias regiões de Rondônia no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.

A disputa foi acirradíssima em duas categorias: kids com crianças de até oito anos e a feminina, independente da faixa etária. Foram mais de R$ 7 mil em premiação, onde os campeões receberam uma boa soma em dinheiro e troféu. Ione Assis de Jaru e sua égua Juliana Sugarman venceram a competição com tempo de 17, 054.

“Estou muito feliz com resultado alcançado, é claro que esse mérito, não é só meu. Graças à velocidade da Sugarman, nós fizemos bonito na competição”, agradeceu Yone Assis, campeã dos Três Tambores. A classificatória da prova aconteceu no sábado à tarde, onde cada participante corria duas vezes. Os 10 menores tempos da categoria feminina foram classificados para final; na kids foram os cinco menores tempos.

As provas equestres no Brasil estão crescendo muito e em Rondônia não é diferente. É uma das favoritas de quem frequenta a feira em Ji-Paraná e tem paixão por competição esportiva. Trata-se de uma modalidade que exige velocidade e coordenação motora excepcional dos participantes. Em resumo, a prova consiste em contornar três tambores dispostos na forma de triângulo no menor tempo possível.

“Para ser bem-sucedido nessa prova, o competidor deve contornar os três tambores dispostos triangularmente na arena com uma distância próxima dos 30 metros entre eles” disse Jonathas Santos, organizador da prova.

A contagem do tempo se dá a partir do momento em que o focinho do cavalo do competidor passa pela linha de partida e o cronometro é disparado por uma fotocélula. A forma como os competidores irão contornar os tambores também é determinada pela regra. Os tambores devem ser contornados completamente, sendo que o competidor pode escolher entre o tambor da esquerda ou da direita para iniciar. Somente após ter contornado os três tambores o participante deverá se dirigir para a linha de chegada.

“Contudo, o que forma a ponta do triângulo deverá necessariamente ser o último, uma vez que é a partir dele que se chega à linha de chegada. Vale ressaltar, que para realização dessa prova são necessários três tambores de duzentos litros, que devem estar vazios. O espaço entre os tambores deve ser respeitado”, detalhou Jonathas Santos, “essa prova conta com um conjunto de regras que, quando não são cumpridas, geram penalizações, e ate a desclassificação do competidor. Se o competidor derrubar um tambor durante a performance terá 5 segundos adicionados ao seu tempo final. Derrubando dois tambores, será acrescido 10 segundos”, explicou

Se o percurso for feito errado ou o competidor cruzar a fotocélula antes do termino do percurso, assim também como maus tratos, este será desclassificado. A prova transcorreu de forma muita tranqüila em uma disputa eletrizante, e os vencedores da prova dos Três Tambores Rancho JS foram:

Categoria Feminina

Ione Assis com o tempo de 17, 054 da cidade de Jaru, montando Juliana Sugarman
Ana clara com o tempo de 17, 072 da cidade de Vilhena, montando The Rock
Barbara Barbosa com o tempo de 17, 227 da cidade de Ji-Paraná, montando Rondon Ease

Categoria Kids

Nuth Bernardes com o tempo de 17, 709 de Espigão D’Oeste montando na Indiana Shady
Eduardo Neto com o tempo de 19, 525 de Espigão D’Oeste montado no Question Whiz EK
Lara Lucia com o tempo 20, 717 de Espigão D’Oeste montando Workey Whiz.

 

 



VipFesta, o site mais visto de Rondônia é sim a melhor mídia com os melhores anunciantes