Últimas

Palestra Setembro Amarelo na Unir Campus Ji-Paraná

O Diretório Acadêmico realizou na última segunda-feira, dia 24 de setembro de 2018 às 19:30, no auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná, um evento em prol ao “Setembro Amarelo”, no referido evento fez-se presente dois profissionais com especialidade no tema em discussão, sendo eles; Psiquiatra Dr. Humberto Muller e a Psicóloga Maria Helena, na oportunidade foram abordados os temas respectivamente: Prevenção e combate ao suicídio e Saúde mental e sua relação com o Suicídio. O evento contou com a participação dos docentes e discentes da Universidade, totalizando 96 presentes ao longo de 3 horas de evento.

Setembro Amarelo

É uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o “Setembro Amarelo” realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015, já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país.

Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculada ao dia 10 do mesmo mês, no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. E não deixar de procurar um especialista, esse é o primeiro passo.

Unir Campus de Ji-Paraná