Últimas

México e Brasil: pequenos negócios que atendem ao mercado

Na Copa do Mundo de 1970, o Brasil jogou no México e, para se adaptar à altitude de mais de 2 mil metros, a seleção chegou a Guanajuato dois meses antes do início dos jogos. No dia 3 de junho de 1970, o time de Zagalo fez sua estreia no estádio Jalisco e ganhou da Checoslováquia por 4 a 1, em Guadalajara, onde a população local torcia pelo Brasil. Esse aconchego dos torcedores deu tranquilidade aos jogadores e depois que o México perdeu para a Itália, nas quartas de final, a torcida mexicana apoiava a seleção brasileira. Para melhorar o astral, a semifinal com o Uruguai também ocorreu no Jalisco e o Brasil ganhou por 3 a 1.

O mundial de futebol de 1986 seria na Colômbia, mas, alegando dificuldades financeiras, o país declinou de realizar a copa. Depois de outras opções, o México recebeu a competição, mesmo com os prejuízos decorrentes do terremoto do ano anterior. Na copa de 1986 o Brasil também jogou no México, mas apesar da simpatia da torcida com a vitória no primeiro jogo, no mesmo local que em 1970, a seleção perdeu para a França nos pênaltis após a prorrogação das quartas de final, também no estádio Jalisco.

Entretanto, segunda-feira o Brasil enfrenta o México e com certeza não terá apoio da torcida daquele país. A equipe brasileira jogará com a seleção mexicana que, apesar de nunca ter passado das quartas de final em copas do mundo, mesmo jogando no México por duas vezes, diz que fará sua maior campanha da história e pretende chegar à semifinal. Se essa determinação for mantida, será um jogo bem difícil para o Brasil nas oitavas de final.

A organização econômica e financeira do México tem sido influenciada pelas medidas protecionistas dos Estados Unidos, que geram consequências negativas no comércio. A economia teve um aumento no setor de serviços, compensando a produção industrial estagnada pelas medidas norte-americanas. O produto interno bruto (PIB) mexicano teve expansão anual de 1,3% no primeiro trimestre do ano, segundo publicação do instituto de estatísticas do país, o Instituto Nacional de Estadística y Geografía (Inegi). É um país que enfrenta problemas que vão desde a economia informal – quase 50% da população mexicana tem renda de empreendimentos à margem da lei – até a base tributária reduzida. As dificuldades são imensas, levando a população migrar de maneira irregular para os Estados Unidos e ser penalizada por isso.

Existem transações dos mexicanos residentes nos Estados Unidos que mandam dinheiro a seus familiares, que são a maior fonte de entrada de dólares. Os  que recebem esses recursos costumam investir em iniciativas que estão se tornado regulares, como pequenos negócios no país. Esses investimentos, muitas vezes financiados com dinheiro de parentes que moram fora, têm representado formas legais de obter recursos para os que têm confiança nas suas iniciativas empresariais. Mesmo com todas as dificuldades, os pequenos negócios são forças atuantes no mercado mexicano.

As alternativas de renda geradas pelos pequenos negócios no Brasil têm o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – em Rondônia, a instituição tem a designação de Sebrae em Rondônia. Aqui no estado também se trabalha para o acesso a novos mercados, transferindo conhecimentos, práticas de trabalho e tecnologias adotadas em empresas de referência. De acordo com o Observatório Internacional do Sebrae, no México, o programa da cadeia produtiva nacional financeira oferece a empresários de pequeno porte acesso à plataforma eletrônica por meio da qual obtém liquidez sobre suas contas a receber. Isso é vantagem competitiva e o Sebrae em Rondônia não fica atrás, porque com a Transformação Digital os dados da infraestrutura tecnológica de suporte à plataforma digital estarão, progressivamente, disponíveis. Essa transformação permitirá canais de atendimento e relacionamento com interfaces física e digital.

Temos vantagem competitiva para encarar o México no apoio aos pequenos negócios e vamos torcer para que dessa vez sua seleção não passe das oitavas de final, com a vitória do Brasil no jogo dessa segunda-feira.

Se você é empresário de pequenos negócios, procure informações acessando o site <sebrae.ro>. Conheça também a programação de eventos no município mais próximo de você em <sebrae.ro/agenda> ou envie mensagens de texto para nosso WhatsApp: (69) 98130-5656. Se preferir, ligue para a Central de Atendimento no número 0800 570 0800.