Últimas

Welinton Fonseca pede que Semusa instale cadeiras para acompanhantes no HM

O vereador Wellinton Fonseca (PR) solicitou à Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) acomodações adequadas com cadeiras para acompanhantes de pacientes do Hospital Municipal Claudionor Roriz em Ji-Paraná. O requerimento foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira (5).

No requerimento, o parlamentar solicitou que seja encaminhado ao secretário municipal da Saúde, Renato Fuverki, pedido para aquisição do móvel para atender às pessoas que necessitam acompanhar pacientes em caso de internação. Segundo ele, o número de assentos ainda é insuficiente.

“A Semusa deve comprar acomodações adequadas para os acompanhantes que têm de ficar dias no Hospital Municipal”, afirmou Wellinton Fonseca. De acordo com o vereador, em algumas situações o acompanhante tem o direito de permanecer no hospital protegido por lei.

A Lei federal n.º 106/2009 prevê a garantia do acompanhamento familiar de crianças, pessoas com deficiência, pessoas em situação de dependência e pessoas com doença incurável em estado avançado ou que esteja em fase final de vida em hospitais ou unidades de saúdes.

O Hospital Claudionor Roriz possui cerca de 150 leitos para internações dos quais 50 estão disponíveis para acompanhantes de crianças ou jovens até 18 anos e idosos acima dos 60 anos. Há também os casos de pessoas com incapacidade de locomoção na unidade hospitalar.

À lista também podem ser acrescentados os pacientes deficientes e em situação de dependência. “Por isso, temos que humanizar o serviço, oferecendo condições dignas para quem passa por um momento tão delicado, com alguém da família em um leito de hospital”, garantiu  Welinton Fonseca.

Texto: Jairo Ardull
Fotos: Paulo Baltazar
Origem: Departamento de Comunicação Social / Câmara Municipal de Ji-Paraná


-