Últimas

Prefeitura realiza limpeza de canais na área urbana


A prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está realizando a limpeza e a desobstrução de canais pluviais do município. A equipe de limpeza iniciou os trabalhos no último sábado pelo Igarapé Pintado que corta o bairro Nova Brasília, no segundo distrito da cidade.

Além da retirada do lixo e entulhos, também foi realizado a roçagem do mato que já estava alto e o corte do gramado das margens, ressaltou o encarregado de obras Eloi João Rodrigues. Segundo ele, a maioria do material retirado trata-se de terra acumulada, entulho e lixo doméstico que é lançado no leito do canal ou depositado em local inadequado.

“Muitas pessoas ainda descartam utensílios domésticos e lixo nas ruas e nos igarapés. Quando chega o período chuvoso tudo é arrastado e acabam entupindo os bueiros e as passagens de água, provocando alagações em vários pontos da cidade”, comentou.

Conforme Eloi Rodrigues, cerca de 80% da extensão da canalização do Igarapé Pintado já foi limpo e até o final desta semana o serviço será concluído.

Outro trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Obras é a limpeza de leitos de igarapés e córregos não canalizados que cortam o perímetro urbano da cidade. É um serviço que não é interrompido, sendo realizado praticamente o ano todo.

Nesses serviços são realizados a limpeza das margens e a retro-escavadeira faz o alargamento do canal permitindo maior vazão para a água e evitando que o igarapé transborde com as fortes chuvas.

Decom - Ji-Paraná