Ji-Paraná: a cidade que amamos completa 40 anos
A população da segunda maior cidade de Rondônia está entusiasmada. Ji-Paraná completa nesta quarta-feira, 22 de novembro, 40 anos de emancipação. O município respira um clima festivo com diversas atrações musicais, esportivas e culturais em uma programação que se estende até final do mês de dezembro. Porém, a euforia ji-parananese é motivada por uma série de conquistas importantes alcançadas nos últimos anos.


Possui a melhor educação do Estado, com índices atestados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Instituto Ayrton Senna, recebendo o titulo de Município Excelência em Educação e conquistando, pela segunda vez consecutiva, o melhor Ideb do Estado.


Em pouco mais de quatro anos, o município tornou-se referencia na Região Norte devido a eficiência na gestão fiscal e na aplicação dos recursos públicos obtendo excelentes avaliações pelo Tribunal de Constas do Estado, Tribunal de Contas da União (TCU), Índice FirJan, Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Conselho Nacional de Administração (CNA);
A cidade possui uma economia bastante diversificada, com presença significativa do comércio e da prestação de serviços, com importantes indústrias instaladas, especialmente no processamento de alimentos. É considerada a Capital do Agronegócio, com o título outorgado pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa, sediando inclusive, a maior Feira de Agronegócio da Região Norte, a Rondônia Rural Show. Sendo apontada pelas Revistas Veja, IstoÉ e Valor Econômico como uma das 100 melhores cidades para se morar no País.
Festividades - A população tem realmente muitos motivos para comemorar. Amanhã, dia 21 de novembro, haverá shows com as locais. A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, vai reunir no palco vários ritmos com a apresentação de Bruno Arruda e Junior Merlim; Grupo de Pagode Art Fina; Adriel Fonseca; Old School, e para fechar a noite uma composição que reúne grandes músicos de Ji-Paraná, com Grego Lopes, Edmilson Costa, Orlando Babão, Nei Lima, Marcio Carvalho, João e Walter. Rock, Pop, Pagode, Sertanejo e MPB uma programação variada para todos os gostos musicais.
No próximo dia 22, data alusiva a emancipação, serão acionadas as luzes natalinas e inaugurados dois monumentos em homenagem a história da cidade e enaltecendo a paixão que os ji-parannaeses têm por seu município. A partir das 19 h30 haverá apresentação de bandas locais e o fechamento da noite ficará por conta da apresentação de Davi Sacer. Outro ponto marcante das comemorações é a decoração Natalina que para este ano também ficará ainda mais bela, com mais de 40 pontos iluminados e várias novidades nos adornos. O objetivo é tornar a cidade o cartão postal do interior de Rondônia. As festividades alusivas ao aniversário seguem até o mês de dezembro com a abertura da Casa do Papai Noel, Cantata Natalina, apresentações teatrais, Ballet e shows musicais.
Davi Sacer - Caçula de uma família de onze irmãos, com seis meses de idade foi acometido de paralisia infantil, o que o impediu de andar. Porém em um culto de oração, em meio a glorificações, Davi, aos três anos começou a andar. A partir dos ensinamentos recebidos de seus pais, começou a desenvolver seu ministério musical aos 8 anos de idade quando seu irmão mais velho o ouviu cantar. Aos dezessete anos ingressou em JOCUM (Jovens com Uma Missão), onde permaneceu por um período de dois anos. De 1997 a 2000, fez parte do Tabernáculo de Davi com o Pr. Cláudio Claro, com quem gravou dois CDs. Em 2003, ao iniciar o grupo Toque no Altar junto com outros jovens, Davi consolidou seu ministério através de muitas composições. Como vocalista concorreu em várias edições da maior premiação da música cristã brasileira, o Troféu Talento, conquistando vários prêmios em diversas categorias, dentre elas a de melhor Intérprete Masculino e de Melhor Compositor. O lançamento do CD Deus não Falhará, deu início à carreira solo. Atualmente é sucesso em mais de 66 países e as vendas de seus discos já atingiram a casa de 4 milhões.