Últimas

Campanha da Fraternidade 2017 e Missa das Cinzas

A Diocese de Ji-Paraná lançou nesta 4ª feira (01), na cúria Diocesana em Ji-Paraná, a Campanha da Fraternidade 2017, com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). A iniciativa alerta para o cuidado da criação, principalmente dos biomas brasileiros e a importância de criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam.

A campanha é realizada há mais de 60 anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o objetivo de promover reflexões sobre assuntos importantes para a sociedade.

Para o bispo da Diocese de Ji-Paraná, Dom Bruno Pedron, a população tem o dever de preservar o meio ambiente, pois o tema não é da igreja, mas envolve toda a sociedade e os órgãos que trabalham neste setor.

“Estamos convidados a diminuir os impactos ambientais, a destruição da natureza e o sofrimento que geramos para as pessoas. Faço um apelo para uma conversão ecológica, que nos leva a proteger e cuidar da nossa casa comum, que á o planeta terra. Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, afirmou o bispo diocesano.

O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, participou da abertura da Campanha e colocou o Poder Executivo Municipal a disposição da Diocese para contribuir com ações desenvolvidas pelas Igreja em prol da preservação e conscientização popular. “Nós já fazemos um trabalho muito importante de educação ambiental nas escolas de Ji-Paraná. Além disso, já distribuímos, só no ano passado, 25 mil mudas de árvores para a população, empresas e entidades. Criamos, já no início do meu primeiro mandato, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que o setor seja cada vez mais fortalecido no município”, explicou Jesualdo.

Uma parceria foi feita entre a Diocese e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ji-Paraná (Semeia), para a recuperação de nascentes de rios e igarapés. Quase cinco mil mudas do Viveiro Municipal, serão distribuídas para as comunidades da área urbana e rural.

Além disso, as 23 paróquias da Diocese de Ji-Paraná, estão unindo forças para fazer ações como recuperação e preservação de matas ciliares e coleta de óleo de cozinha, que será usado na confecção de sabão, diminuindo a contaminação do solo e das águas.

MISSA DAS CINZAS

Centenas de fieis participaram da missa da Quarta-feira de Cinzas neste (01/02), na Quadra de Eventos da Paróquia São José do Bairro Nova Brasília. Veja as fotos: